quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Delicias de viagem - Punta del Este - helado de frutilla a la panna

Punta del Este, o balneário mais chiquetazo, caro, exclusivo e outras cositas mas, abajo del Ecuador, tem sorveterias espalhadas pela Av. Gorlero (La Pasiva, el Metejón, etc.) pelas ramblas e outros endereços que estão entre as mais cobiçadas das Américas.
Na maioria, senão em todas elas, um dos campeões de pedidas de sorvetes artesanais, é sem dúvidas o de frutilla a la panna - um sorvete de morango natural à crème - e cobertura de chocolate. A grande maioria das sorveterias uruguaias produz sorvetes artesanais, sem gordura vegetal hidrogenada (que plastifica as artérias) nem emulsificantes, nem conservantes, nem corantes, e ainda muitas vezes é possível consumir o sorvete diretamente quando sai da sorveteira (alí na sua frente), sem passar pelo freezer para congelamento,com a consistência de uma mousse gelada, a 4 graus negativos.
Meu amigo, minha querida, meus meus meus...
É de abandonar a familia (de novo????)
Não é história, do estacionamento já dá para perceber os aromas que as frutas exalam quando estão sendo misturadas às caldas perfeitas, e esses aromas nos conduzem diretamente aos balcões refrigerados.
Antes disso tudo, pode se deliciar com as pizzas veríssimamente italianas - que no Uruguay são tradicionalmente quadradas e com um molho muito generoso, que no primeiro descuido escorre pelo canto da boca e cai invariávelmente no colo - acompanhadas por uma maravilhosa fatia de fainá por cima, quando é chamada de pizza a caballo, para completar o mais tradicional lanche uruguaio.
Agora que lembro. Tanto em Punta, Montevidéu, Paysandú (onde todo ano milhões de pessoas vão à Fiesta de la Cerveza) ou Minas (a mais tradicional cidade produtora de alfajores das Américas e berço da cerveja Patricia produzida exclusivamente com pura água mineral da Fuente del Puma) ou qualquer outra cidade, degustar o tradicionalíssimo Chivito Canadiense é outro prazer que os uruguaios não dispensam, e que os visitantes do mundo todo levam consigo aquele gostinho de "quero mais" e os impulsiona a voltar no ano seguinte. Acompanhe também com uma Patricia, uma cerveja mais encorpada, amarga e plena dos aromas do lúpulo.
visite http://www.vivapunta.com/ certamente não vá se desapontar

Nenhum comentário: